Tributo ao SUB

Arte de capa por César Passa-Mal (Lomba Raivosa!)

Logo no início de 2014 surgiu a ideia de fazer um tributo a um dos discos mais importantes da história do punk nacional e do mundo. O SUB! A ideia foi tão empolgante que foi pensada e rapidamente começou a ser colocada em prática. A ideia era simples, porém complicada. Simples porque o projeto era basicamente convidar 24 bandas atuais para fazerem suas versões de cada um dos 24 sons do disco com liberdade total para modificar a letra e a estrutura das músicas. E complicada porque em nosso país já não é nada fácil manter uma banda independente, imagine entrar em estúdio e gravar com os próprios recursos conciliando o tempo de ensaios e gravações com os problemas da vida que aparecem frequentemente na vida de um/a trabalhador/a, afinal, nenhuma banda do tributo vive somente de música.

Não foi fácil selecionar 24 bandas num cenário tão fértil e criativo como o brasileiro. O critério usado foi o que parecia mais fácil naquele momento. Escolher bandas que estavam mais ativas na época e que tínhamos mais contato para facilitar o convite. Talvez esse não tenha sido o critério mais justo por que privilegiou bandas do Estado de São Paulo, no entanto é importante ressaltar que essa escolha foi mais devido à facilidade de contato tendo em vista que moramos nesse estado e não por uma escolha bairrista consciente. Temos a consciência que o punk não está só em SP, e possui bastante importância em cada canto do Brasil. Do Acre ao Rio Grande do Sul.

Das primeiras 24 bandas convidadas em janeiro de 2014 até o lançamento no final de abril de 2017, entre desistências e trocas ocorridas por parte das bandas devido a problemas financeiros, das obrigações e imprevistos das vidas pessoais dos integrantes, passaram por esse projeto em torno de 40 bandas! Imprevistos acontecem, sobretudo com bandas independentes pelos motivos já ditos acima, e por isso o projeto era para ser lançado no ano seguinte a 2014 e somente saiu neste ano de 2017.

Contracapa no tributo. Arte por César Passa-Mal (Lomba Raivosa!)

Esse intervalo de três anos acabou espontaneamente dando certo e essa coletânea saíra no ano que o movimento punk no Brasil completa 40 anos de idade e no dia em que o Brasil fará uma Greve Geral (28/04/17) que aponta para ser uma das maiores mobilizações populares organizadas das últimas décadas no país!

Escolhemos esse álbum tão simbólico para expressar a importância que o punk tem em nossas vidas individuais e coletivamente. Desde que começaram os primeiros acordes nas garagens e que foram formadas as primeiras gangues e coletivos, o punk cumpriu um papel pedagógico e formativo para várias gerações de jovens que tinham pouco acesso a lazer, cultura, educação e informação; deu sentido a vida de muitas pessoas que estavam perdidas individualmente por não se encaixar nos padrões sociais burgueses vigentes; e esteve sempre presente de alguma forma somando (e dividindo quando necessário) de forma crítica nos episódios de mobilizações e protestos populares desde o ano que surgiu. Vão dizer que estamos omitindo as partes ruins, e vamos responder que sim, vamos omitir porque a ideia aqui é celebrar.

Capa e contracapa original do álbum SUB.

Sobre o disco em si, podemos ouvir ele hoje em 2017 e se identificar com os temas das letras como se tivessem sido escritas em nosso momento atual. É um disco visionário ou as coisas não mudaram para a população pobre? Acreditamos que um pouco das duas coisas. Continuamos não sendo aceitos, sem emprego, com ameaças de bombas nucleares e guerras mundiais, delinquentes, desiludidos, reprimidos pela polícia, etc.

Ficamos bastante felizes por finalmente lançar esse SUB tributo para download e streaming gratuitos! Agradecemos a todas/os envolvidos/as pelo corre e pela paciência! Desde bandas que toparam o projeto e cederam as musicas, passando pelo Fábio Godoy, do Estúdio Hardcaos e banda Ódio Social que fez a masterização final, chegando ao César Passa-Mal (Lomba Raivosa!) que fez toda a arte!

Agradecimentos a todas as bandas que participaram e acreditaram nesse álbum. São elas (mesma ordem do tributo): Mollotov Attack, Barbárie, DER, Desgraciado, Asfixia Social, A Ferramenta, Desacato Civil, Ratas Rabiosas, Não te devo Nada, KOB 82, Vingança 83, Juventude Maldita, Perturba, Estado Alterado, Projeto Trator, Lomba Raivosa!, DEP, In F.U.G.A, Garrafa Vazia, Flicts, Motim, Alto Nível de Insanidade, Luta Civil e Restos de Aborto.

Conheça as bandas, ouça e preste atenção na mensagem. Basta clicar no nome da banda para ser direcionado para as respectivas páginas de cada uma delas. Agora é só dar o play!

Organização – Desobediência Sonora e Nada Pop

Para escutar:

https://nadapop.bandcamp.com/album/sub-tributo-tributo-ao-sub

Para baixar:

http://www.mediafire.com/file/j0be0ir75di4yl5/SUB+Tributo+-+Tributo+ao+SUB%21.rar