Oficina Livre de Podcast

14068261_894988420606784_112676583266273758_n

A Oficina Livre de Podcast da Desobediência Sonora teve inicio em agosto de 2016 na Escola Estadual Dinah Lucia Balestrero, na cidade de Brotas, interior do Estado de São Paulo, numa pegada de instrumentalizar alunos e alunas de uma escola pública a desenvolverem podcast. Depois disso a oficina criou corpo promovendo encontros nos hotéis sociais do Programa De Braços Abertos, no centro da cidade de São Paulo e gravando seus moradores e moradoras. Seguiu e passou pela Ocupação da Câmara Municipal da cidade de Guarulhos, pela EMEF Frei Antônio Sant´Ana Galvão no Jardim Cabuçu, na 7º Feira Anarquista da cidade de São Paulo, pelo Pé de Macaco Fest II em São Carlos, na II Jornada de Educação Popular na EE Oswaldo Catalano, foi pela Ocupação Independente Aqualtune, no Memorial da Resistência de São Paulo, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso através do Cursinho Livre da Norte, Biblioteca Terra Livre, na UNIFESP de Osasco e na EMEF Shirley Guio na Vila Munhoz. A oficina se forjou nesta caminhada, se inspirando na pedagogia libertária e promovendo encontros onde todos/as sintam-se bem para a construção coletiva; instrumentalizando pessoas, principalmente crianças e adolescentes, a desenvolverem um podcast a partir da perspectiva de mídia independente.
As oficinas retomaram em 2020 de forma mais intensa, estabelecendo um calendário de encontros durante todo o primeiro semestre, com o início dos trabalhos no mês de março. Com este planejamento fomos até a UBS de São Rafael na cidade de Guarulhos para um encontro com o coletivo Mandela Free, voltamos a EMEF Shirley Guio com alunas e alunos no Fundamental II e chegamos até a cidade de Itapira, em uma oficina com secundaristas da EE Pedro Ferreira Cintra. Após nossa volta do interior do Estado de São Paulo o coronavírus chegou, a quarentena foi decretada e cancelamos toda nossa programação. Durante a pandemia construímos o “Manual de Desobediência Sonora para podcast” que conta um pouco dessa caminhada das oficinas e o como fazer um podcast.

Apresentamos aqui podcasts construídos a partir dessas oficinas e também o nosso Manual. Se você quiser saber mais sobre a oficina e quem sabe organizar alguma em sua quebrada entre em contato pelo desobedienciasonora@gmail.com


MANUAL DE DESOBEDIÊNCIA SONORA PARA PODCAST